- - ISSN 2236-7500

NOTÍCIAS


O Programa de Pós Graduação em História da UFRPE, com prazer convida a todos(as) para a palestra DICIONÁRIO DAS ANTIGUIDADES DE PORTUGAL: PERSPECTIVAS DE INTERPRETAÇÃO E FIXAÇÃO DO TEXTO DE UM MANUSCRITO CONSTRUÍDO AO LONGO DE DOIS SÉCULOS (1650-1850) a ser proferida pela Prof.ª Drª Ana Paula Megiani (USP), a acontecer no dia 10 de outubro de 2011, às 10h, na Sala de Audiovisuais do CEGOE/UFRPE.
_______________________________________

Departamento de História – DEHIST/UFRPE e com o apoio do Mestrado em História da UFRPE, do Grupo de Estudo em História da Arte – GEHA/UFRPE, da Revista SOPHIE do DEHIST, convidam todos os professores, pesquisadores e estudantes de história e áreas afins a participarem da IX Semana de História da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, Identidades do Brasil: uma análise da historiografia nacional, que acontecerá entre os dias 07 e 11 de novembro de 2011 em Recife, Pernambuco, Brasil.
A IX Semana de História acontecerá no Campus Dois Irmãos da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife onde de braços abertos estaremos esperando você.

Informações e inscrições: Clique AQUI


_______________________________________________________________________


O GEHISC em parceria com o NUPEGE e o Pós-Graduação em História da Cultura da UFRPE
promove palestra com o  Prof. Dr. Alberto da Silva.
Prof. Dr. Alberto da Silva foi aluno da Graduação do Curso de História da UFRPE
e fez doutorado na Université Paris IV- Sorbonne. O pesquisador faz importantes conexões
entre Cinema, História e Gênero.
Tema:
Poder, sexo e amor na trilogia de Ana Carolina
Dia
29.08 (segunda-feira)
Onde
Sala de Seminário da UFRPE, 19h.
Participem!!!
Divulguem!!!

_____________________________________________________


EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO HISTORIADOR, O GEHA DA UFRPE ESTARÁ REALIZANDO A PALESTRA: GIORGIO VASARI: 500 ANOS DE HISTÓRIA E ARTE COM A  DRª. MARÍLIA DE AZANBUJA RIBEIRO / UFPE. 
ORGANIZADO PELO GEHA, TEM O APOIO DO DEHIST, DA REVISTA SOPHIE.

ACONTECERÁ DIA 19 DE AGOSTO ÁS 19:00HS NA SALA DE SEMINÁRIOS DO CEGOE.

ENTRADA FRANCA, CERTIFICADOS AOS PARTICIPANTES INSCRITOS. VAGAS LIMITADAS!  
PARTICIPE, DIVULGUE


_______________________________________________________________________


O I Colóquio de Ensino de História Contemporânea da UFRPE: em comemoração aos 140 anos da Comuna de Paris” é uma atividade de extensão organizada e realizada pela turma do sexto período de licenciatura em História, com coordenação dos estudantes, orientação da professora Lúcia Falcão, com o apoio da Coordenação do Curso de Licenciatura em História e dos estudantes de História da UFRPE.
O evento foi estruturado em um conjunto de atividades (mesas-redondas, apresentação de painéis e grupos de trabalho) O colóquio tem por objetivo realizar dois dias de atividades de pesquisa, ensino e extensão contando com a participação e interação de professores, estudantes, pesquisadores e produtores de conhecimento na área de História e público em geral

Informações: http://cehisc2011.com/
_______________________________________________________________________
O Colóquio de História Cultural, organizado pelo Gehisc, já está com data, local e programação confirmados:

Dia 13 de abril de 2011
16h Mesa Redonda: História cultural e História da Educação 
19h Mesa Redonda: História Cultural e História da Infância
(Sala de Seminários do CEGOE/UFRPE)
18h Abertura da Exposição: Mercado de São José:
(Sala 2 do Memorial da UFRPE)

PARTICIPEM!

________________________________________________________________________


1º Encontro História e Gênero é uma ação concebida e promovida pelo Núcleo de Pesquisas e Estudos em Gênero (Nupege), sediado na UFRPE. O Grupo reúne pesquisadores, professores, estudantes de diferentes Instituições de Ensino Superior que se propõem a investigar as relações de gênero na História a partir de diversas perspectivas metodológicas, no sentido de compreender como essas relações são produzidas e percebidas em diferentes contextos históricos e espaciais.

Mais informações acesse: http://www.upe.br/nupege/

__________________________________________________________________________

O Grupo de Estudo em História da Arte da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, juntamente com o Departamento de História da UFRPE, se propõem a realizar o Colóquio de História & Arte, que acontecerá na própria universidade, situada na cidade de Recife, capital de Pernambuco, entre os dias 10 e 13 de maio de 2011, contando com estrutura e material humano necessários para a realização de um evento deste porte.
A forma como o encontro será realizado contemplará as discussões através dos Mini-cursos, Oficinas, Mesas Redondas, mostra de vídeos, exposições artísticas, evento cultural e Conferências, tendo como eixo principal o tema proposto para o evento: “História e Arte: encontros”.

Visite para mais informações: http://coloquiodehistoriaearte.blogspot.com/