- - ISSN 2236-7500

Em Novembro romance inédito de Conan Doyle, perdido durante 130 anos, será publicado

O famoso escritor das aventuras de Sherlock Holmes vai voltar a estar presente nas livrarias já no Outono, desta vez com uma obra nova inédita. “The Narrative of John Smith”, que se julgava perdida, terá sido a primeira obra de Conan Doyle e vai agora ser publicada pela primeira vez.

Segundo o “The Guardian”, há já 130 anos que não surgia nenhum inédito deste autor. “The Narrative of John Smith” foi escrito entre 1883 e 1884, quando Conan Doyle tinha 23 anos, apenas alguns anos antes de ser publicada a primeira história de Sherlock Holmes.
A obra conta a história de um homem de 50 anos que está confinado ao espaço do seu quarto e todos os pensamentos que lhe ocorrem naquelas condições, desde a religião à guerra, passando pela literatura, até às conversas que tem com as pessoas que o visitam.

“Como qualquer história do criador de Sherlock H
olmes, há um certo mistério em torno deste manuscrito”, disse ao “The Guardian” Rachel Foss, responsável pelos manuscritos litarios modernos na British Library, que vai publicar a obra de 150 páginas em Novembro.
“Conan Doyle enviou a obra para uma editora, mas perdeu-se nos correios, então ele decidiu tentar escrevê-la outra vez através daquilo que se lembrava. O manuscrito que temos é a história reconstruída a partir da sua memória, que acaba no capitulo seis”, conta Foss, explicando que desde 2007 que “The Narrative of John Smith” está na posse da colecção Conan Doyle da British Library.

A história revela já alguns indicios de Sherlock Holmes e mostra a passagem do escritor dos pequenos contos às grandes histórias.

Arthur Conan Doyle, que nasceu na Escocia em 1859, morreu aos 71 anos de ataque cardíaco, na Inglaterra, país para onde se mudou quando era jovem, na altura em que começou a escrever.
Fonte: http://www.publico.pt