- - ISSN 2236-7500

Cientistas pretendem clonar um mamute

Vocês se lembram do filme Jurassic Park, de Steven Spilberg?
Pois bem. Embora a notícia (ainda) não tenha chegado na área dos dinossauro, cientistas estão pensando em uma forma de trazer de volta ao mundo dos vivos um mamute – e tudo isso, com base em um processo parecido com o que acompanhamos no filme.

bebe-mamuteA história começa no ano de 2007, onde foi encontrado na gélida região da Sibéria (Rússia) o corpo congelado de um bebê mamute  de aproximadamente 1 mês de vida  (foto ao lado). E como a carcaça do animal foi encontrada em perfeito estado de conservação, agora a este pequeno mamute terá o poder de contribuir para um possível retorno destas lendárias criaturas, graças à tecnologia da clonagem.
A ideia consiste basicamente na extração de células de DNA do mamute, que seriam então inseridas no óvulo de uma Elefante fêmea Africana para dar à luz ao filhote de mamute.
É claro que clonagem é uma tarefa sensível e muito complexa, mas se caso os cientistas realizarem este experimento com sucesso, isto será de fato um grande salto para a raça humana, afinal de contas, estaremos trazendo de volta à vida um animal extinto há mais de 10 mil anos atrás. Agora resta-nos apenas esperar para ver que fim levará este experimento.